PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Crise no Egito: dirigente do partido do governo renuncia

29 jan 2011 - 13h21
(atualizado às 14h16)
Compartilhar

Ahmad Ezz, importante dirigente do Partido Nacional Democrata do presidente Hosni Mubarak, considerado um dos pilares de seu regime corrupto, apresentou sua renúncia neste sábado ao cargo que ocupava, segundo a televisão estatal.

Soldados vão às ruas tentar conter manifestantes antigoverno
Soldados vão às ruas tentar conter manifestantes antigoverno
Foto: AP

Ezz, magnata do aço e um dos mais ricos empresários do país, tem muita influência no ambiente político e é um dos dirigentes mais próximos a Gamal Mubarak, filho do presidente.

Egípcios desafiam governo Mubarak

A onda de protestos dos egípcios contra o governo do presidente Hosni Mubarak, iniciados no dia 25 de janeiro, tomou nova dimensão na última sexta-feira. O governo havia tentado impedir a mobilização popular cortando o sinal da internet no país, mas a medida não surtiu efeito. No início do dia dia, dois mil egípcios participaram de uma oração com o líder oposicionista Mohama ElBaradei, que acabou sendo temporariamente detido e impedido de se manifestar.

Os protestos tomaram corpo, com dezenas de milhares de manifestantes saindo às ruas das principais cidades do país - Cairo, Alexandria e Suez. Mubarak enviou tanques às ruas e anunciou um toque de recolher, o qual acabou virtualmente ignorado pela população. Os confrontos com a polícia aumentaram, e a sede do governista Partido Nacional Democrático foi incendiada.

Já na madrugada de sábado (horário local), Mubarak fez um pronunciamento à nação no qual ele disse que não renunciaria, mas que um novo governo seria formado em busca de "reformas democráticas". Defendeu a repressão da polícia aos manifestantes e disse que existe uma linha muito tênue entre a liberdade e o caos. A declaração do líder egípcio foi seguida de um pronunciamento de Barack Obama, que pediu a Mubarak que fizesse valer sua promessa de democracia. O governo encabeçado por Ahmed Nazif confirmou sua renúncia na manhã de sábado.



AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade