PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Conferência de Amigos da Síria prepara futuro encontro em Genebra

22 mai 2013 - 06h19
(atualizado às 06h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Os ministros das Relações Exteriores dos 11 países integrantes do grupo de Amigos da Síria se reunirão nesta quarta-feira em Amã para elaborar a futura conferência de Genebra, proposta pelos Estados Unidos e Rússia para buscar uma saída política ao conflito sírio.

A reunião de hoje na Jordânia, que terá participação de representantes dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Turquia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Catar, também deverá contar com membros da oposição síria.

O ministro jordaniano das Relações Exteriores, Nasser Yudeh, afirmou no início desta semana que a reunião de Amigos da Síria quer desenvolver "a base comum", alcançada previamente pelos chefes da diplomacia americana, John Kerry, e russa, Sergei Lavrov.

Fontes governamentais jordanianas afirmaram hoje à Agência Efe que o entendimento entre Kerry e Lavrov representa "um pequeno passo" em direção a uma solução política ao conflito sírio.

De acordo com as fontes, a conferência de Amã, entre vários assuntos, deverá alcançar um acordo sobre os grupos da oposição síria que estarão unidos na conferência de Genebra, que, por sua vez, poderia ser realizada em junho e deverá envolver autoridades do regime e opositores.

Outro dos desafios é determinar o papel do regime em um hipotético governo de transição, que Kerry e Lavrov cogitaram como uma possível saída ao conflito.

A oposição síria insiste que o regime de Bashar al Assad não deveria ter nenhum papel nessa transição, enquanto a Rússia mantém seu apoio ao governo sírio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade