PUBLICIDADE

Oriente Médio

Combates entre curdos e jihadistas na Síria deixam ao menos 29 mortos

18 jul 2013 - 08h04
(atualizado às 08h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao menos 29 combatentes jihadistas e curdos morreram em dois dias de confrontos entre os dois grupos em uma cidade do norte da Síria fronteiriça com a Turquia, que terminaram com a expulsão dos fundamentalistas, informou uma ONG síria.

"Ao menos 19 combatentes da frente (jihadista) Al-Nusra e 10 combatentes curdos morreram desde terça-feira nos violentos confrontos que prosseguem na região petroleira de Hasaka", indicou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Na quarta-feira, os combatentes curdos conseguiram derrotar de forma esmagadora a Al-Nusra e a milícia Estado Islâmico no Iraque e em Levante (EIIL), dois grupos filiados à Al-Qaeda, desalojando-os da localidade de Ras al-Ain.

Os combatentes curdos pertencem a uma milícia vinculada ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado pela Turquia como uma organização terrorista.

Desde o início da revolta contra o regime sírio, há dois anos, os curdos (15% da população), presentes essencialmente no norte, tentam se manter à margem do conflito. Seu objetivo é principalmente conservar o controle de seus territórios.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade