PUBLICIDADE

Mundo

Comandante do novo regime nega captura de filho de Kadafi

13 out 2011 - 06h51
(atualizado às 08h09)
Compartilhar

Um comandante das forças do novo regime líbio na cidade de Sirte desmentiu nesta quinta-feira que Mutassim Kadafi, filho do ex-ditador Muammar Kadafi, tenha sido detido, como anunciou na véspera uma autoridade do Conselho Nacional de Transição (CNT).

Mutassim Kadafi, 36 anos, teria sido capturado em Sirte por forças do CNT
Mutassim Kadafi, 36 anos, teria sido capturado em Sirte por forças do CNT
Foto: AP

"Não é verdade que Muatassim tenha sido capturado", afirmou o comandante Wissam ben Ahmed, um dos chefes das operações do CNT na frente leste de Sirte, 360 km ao leste de Trípoli.

"Alguns prisioneiros que capturamos dizem que (Muammar) Kadhfi está em Sirte", completou. O ex-ditador está foragido desde a queda de seu quartel-general em Trípoli no dia 23 de agosto, depois de passar 42 anos no poder.

Na quarta-feira, Abdelkarim Bizama, conselheiro do chefe do CNT, Mustafa Abdel Jalil, anunciou a captura de Mutassim Kadafi, 36 anos, médico e militar de carreira que comandava sua própria unidade de elite. "Mutassim Kadhafi foi capturado em Sirte e levado a Benghazi", no leste do país, declarou à AFP Bizama. "Não anunciamos esta captura antes para evitar qualquer tentativa de libertá-lo".

Paralelamente, nesta quinta-feira, combatentes pró-CNT anunciaram a captura em Sirte do mufti da Líbia Khaled Tantuch, a principal autoridade religiosa durante o regime de Kadafi, ao qual manteve seu apoio durante toda a insurreição. De acordo com Abdo Salam, do CNT, Tantuch havia alterado sua aparência.

Após um mês de cerco, os últimos combatentes leais a Kadafi ainda resistem em dois setores da cidade de Sirte, o bairro Dólar, na parte alta da zona oeste da localidade, e o bairro Nº 2, à margem do Mediterrâneo na zona noroeste. O CNT deseja controlar totalmente a cidade de Sirte para proclamar a "libertação total" do país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade