PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ban Ki-Moon pede à Síria reformas 'antes que seja tarde demais'

15 jun 2011 - 18h50
(atualizado às 20h18)
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, instou nesta quarta-feira o presidente sírio, Bashar al Asad, a "implementar reformas agora, antes que seja tarde demais", durante visita oficial ao Uruguai.Ban se disse "profundamente preocupado com a situação na Síria" e disse ao presidente Assad e suas autoridades "que protejam seu povo, respeitem seus direitos, escutem suas vozes, quais são suas aspirações, quais são os desafios, criem as condições para que os refugiados voltem, a implementem reformas agora antes que seja tarde demais".

Manifestantes pró-governo desfilam carregando uma bandeira nacional de 2,3 km pelas ruas da capital, Damasco
Manifestantes pró-governo desfilam carregando uma bandeira nacional de 2,3 km pelas ruas da capital, Damasco
Foto: AP

"É um tempo de grandes mudanças e de esperanças", disse Ban durante discurso na Assembleia Geral legislativa do Uruguai. Ele afirmou que transformações estão acontecendo em um abrir e fechar de olhos e que, no Oriente Médio, o povo está pedindo liberdade e democracia.

Na quarta-feira, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reiterou seu apelo ao governo sírio para que autorize uma missão do organismo para investigar as violações aos direitos humanos, cerca de três meses depois do início da violência. Mais de 1,2 mil pessoas morreram e 10 mil foram detidas na Síria desde o início da repressão, segundo várias ONGs e a ONU.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade