PUBLICIDADE

África

Argélia agora também recebe refugiados da Líbia

4 mar 2011 - 10h28
(atualizado às 11h46)
Compartilhar

Estrangeiros que vivem na Líbia começaram a fugir para a Argélia, já que as forças leais ao dirigente Muammar Gaddafi controlam as vias de saída para a Tunísia e o Egito, disseram os grupos humanitários na sexta-feira.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) diz que cada vez menos pessoas têm chegado à Tunísia e ao Egito fugindo da violência política na Líbia, o que provavelmente decorre da forte presença militar perto dessas fronteiras.

"A fronteira do lado da Líbia está agora ocupada por forças governamentais fortemente armadas", disse Melissa Fleming, porta-voz do Acnur, estimando que menos de 2.000 pessoas chegaram à Tunísia, na quinta-feira - no início da semana, o fluxo era de 10 a 15 mil por dia.

"Estamos muito preocupados de que a situação de segurança na Líbia possa estar impedindo as pessoas de atravessarem a fronteira", disse ela.

Reagindo à rebelião que domina grande parte do país, as forças pró-Gaddafi estabeleceram postos de controle e bloqueios rodoviários que dificultam a entrega de medicamentos e outras ajudas aos civis.

A Organização Internacional para as Migrações, que estima haver 1,5 milhão de estrangeiros na Líbia, afirmou que centenas de imigrantes vietnamitas já cruzaram a fronteira da Líbia com a Argélia, e que outros poderão em breve usar essa via de escape.

A Líbia faz fronteira também com Níger, Chade e Sudão, ao sul. A ONU estima que nos próximos meses até 100 mil imigrantes da África Subsaariana podem tentar cruzar a fronteira para o Níger, o que sobrecarregaria os recursos desse país, um dos mais pobres do mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade