PUBLICIDADE

Mundo

'Tive muita sorte', diz autor da primeira foto de Kadafi morto

20 out 2011 - 17h13
(atualizado às 17h17)
Compartilhar

A primeira imagem do coronel Muammar Kadafi morto que foi divulgada aos veículos de comunicação nesta quinta-feira foi uma foto de um vídeo feito por um rebelde que participou da operação em Sirte. O fotógrafo Philippe Desmazes, da AFP, cobria os conflitos pelo controle da cidade. "Ouvi tiros um pouco mais a oeste da posição em que estava", contou Desmazes.

Vídeo amador mostra Kadafi ainda vivo nas mãos de rebeldes:

A essa altura, o coronel líbio já havia sido capturado. "Pedi, então, que os combatentes me levassem ao local. Ao chegar, mostraram-me grandes cilindros de cimento nos quais, segundo eles, Kadafi estava escondido, antes de ser capturado", disse o fotógrafo. "Um pouco mais longe, observei os combatentes olhando para um celular. Tive sorte, então: eu fui o único a vê-los. O dono do celular me mostrou a captura de Kadafi que havia filmado alguns minutos antes", afirmou Philippe Desmazes.

"É muito difícil com a luz ambiente conseguir reproduzir as imagens da tela pequena. Os rebeldes se aproximaram, então, fazendo sombra, permitindo-me capturá-la melhor", contou o fotógrafo. "Tive muita sorte", repetiu Desmazes.

Insurreição líbia culmina com queda de Sirte e morte de Kadafi

Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas de leste a oeste.

A violência dos confrontos gerou reação do Conselho de Segurança da ONU, que, após uma série de medidas simbólicas, aprovou uma polêmica intervenção internacional, atualmente liderada pela Otan, em nome da proteção dos civis. No dia 20 de agosto, após quase sete meses de combates, bombardeios, avanços e recuos, os rebeldes iniciaram a tomada de Trípoli, colocando Kadafi, seu governo e sua era em xeque.

Dois meses depois, os rebeldes invadiram Beni Walid, um dos últimos bastiões de Kadafi. Em 20 de outubro, os rebeldes retomaram o controle de Sirte, cidade natal do coronel e foco derradeiro do antigo regime. Os apoiadores do CNT comemoravam a tomada da cidade quando os rebeldes anunciaram que, no confronto, Kadafi havia sido morto. Estima-se que mais de 20 mil pessoas tenham morrido desde o início da insurreição.

Mapa localiza cidade onde Kadafi foi capturado

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade