PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Fotógrafo registra execução pública de jovem por rebeldes na Síria

Repórter fotográfico registrou uma sequência de execuções perto de Aleppo e, sob condição de anonimato, narrou o que viu à revista Time

12 set 2013 - 17h26
(atualizado em 15/6/2018 às 23h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Time / Reprodução

Uma série de fotos publicada pela revista Time mostra a execução pública de um jovem sírio na cidade de Keferghan, perto de Aleppo. O fato teria ocorrido no dia 31 de agosto deste ano, embora a publicação não garanta a veracidade das imagens por causa da dificuldade de se obter essas informações na Síria.

Essa decapitação foi a última das quatro que o fotógrafo presenciou naquele dia. Ele pediu para não ter a identidade revelada por segurança. Segundo a Time, uma testemunha da região relatou que rebeldes ligados à Al-Qaeda foram os responsáveis pela execução. Veja outras imagens no site da Time

Execução na Síria
AFP

No dia 5 de abril, o jornal NYT publicou um vídeo que mostra sete soldados sírios sendo executados por um grupo de rebeldes. As imagens chocaram a comunidade internacional. Clique na foto e saiba mais. 

Guerra civil em fotos
AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Relato do jornalista publicado pela Time:

“O homem foi trazido para a praça. Seus olhos estavam vendados. Comecei a tirar fotos, uma atrás da outra. Essa seria a quarta execução daquele dia que eu iria fotografar. Eu estava me sentindo horrível, várias vezes estive a ponto de vomitar. Mas me mantive sob controle porque, como jornalista, sabia que tinha que documentar isso, como tinha feito nas três decapitações anteriores, em três locais fora Aleppo.

A multidão começou a aplaudir. Todo mundo estava feliz. Eu sabia que se eu tentasse intervir, seria expulso e as execuções continuariam. Sabia que não seria capaz de mudar o que estava acontecendo e poderia me colocar em risco.

Vi uma cena de crueldade absoluta: um ser humano ser tratado de uma forma que ninguém deveria ser tratado. Mas parece que, em dois anos e meio, a guerra degradou a humanidade das pessoas. Neste dia, as pessoas não tinham controle sobre seus sentimentos, seus desejos, sua raiva. Era impossível detê-los.

Eu não sei quantos anos a vítima tinha, mas era jovem. Ele foi forçado a ficar de joelhos. Os rebeldes leram seus crimes. O jovem estava de joelhos, com as mãos amarradas. Ele parecia paralisado.

Dois rebeldes sussurraram algo em seu ouvido e ele respondeu de forma inocente e triste, mas não entendi o que foi dito, pois não falo árabe.

No momento da execução, os rebeldes agarraram sua garganta. O jovem reagiu, mas três ou quatro rebeldes conseguiram imobilizá-lo. Ele tentou proteger a garganta com as mãos, que ainda estavam amarradas. Tentou resistir, mas os rebeldes eram mais fortes e cortaram sua garganta. Depois, levantaram a cabeça. As pessoas aplaudiram. Todo mundo estava feliz porque a execução aconteceu.”

Guerra na Síria para iniciantes
AFP
AFP AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade