PUBLICIDADE

Mundo

Dilma inaugura em Brasília cúpula semestral do Mercosul

17 jul 2015 - 13h38
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff inaugurou nesta sexta-feira a cúpula semestral do Mercosul, em que o país entregará a presidência rotatória do bloco ao presidente paraguaio, Horacio Cartes, que a exercerá até o fim deste ano.

Vieram à Brasília os presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; do Paraguai, Horacio Cartes; do Uruguai, Tabaré Vázquez, e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Também estão presentes os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e da Guiana, David Granger, únicos líderes dos sete Estados associados ao Mercosul que viajaram para Brasília para esta reunião.

Após inaugurar a cúpula, Dilma passou a palavra ao presidente uruguaio, apesar de não corresponder à ordem oficial da reunião.

Dilma explicou que Vázquez retornará ao Uruguai antes da conclusão da cúpula por razões de agenda, por isso pediu para falar ao plenário da cúpula antes dos outros líderes.

Em suas primeiras palavras, Vázquez manifestou sua esperança de que o Mercosul possa finalmente chegar a um acordo comercial com a União Europeia, após quase 20 anos de negociações.

"Dizem que 20 anos não é nada, mas é bastante tempo para negociar um acordo de associação", disse Tabaré Vázquez citando um dos tangos mais populares.

Na reunião também participam delegações de Chile, Peru, Equador, Colômbia e Suriname, os outros cinco países com status de Estados associados ao bloco, assim como representantes de organismos regionais, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade