PUBLICIDADE

Mundo

Desabamento de pousada em Angra mata pelo menos 10

1 jan 2010 - 14h27
Compartilhar

Um deslizamento de terra soterrou uma pousada na Ilha Grande, em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, deixando ao menos 10 mortos nesta sexta-feira, disse a assessoria de imprensa da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.

"Nos últimos 10 anos nunca houve algo dessa proporção naquela região. Até agora temos confirmados 10 óbitos e quatro feridos retirados da praia do Bananal", disse à Reuters o assessor da Defesa Civil sobre o local do deslizamento de terra.

Imagens da TV Globo no local mostram uma grande faixa de deslizamento da encosta, onde ficavam a pousada Sankay e três casas, que foram totalmente destruídas. Segundo a emissora, há ao menos 15 mortos. A água do mar ao redor está barrenta pelo volume de terra que se desprendeu do morro. Haveria ao menos 50 pessoas hospedadas na pousada no momento do desabamento.

"Provavelmente a Sankay estava lotada, todas as pousadas de lá ficam lotadas nessa época do ano. O turismo é muito grande por lá", afirmou o assessor de Defesa Civil fluminese, acrescentando que por conta de vários outros deslizamentos de terra os contatos telefônicos com a região foram prejudicados.

Barcos da Marinha e do Corpo de Bombeiros, bem como helicópteros e dezenas de homens de equipes de resgate estão trabalhando no local, cujo acesso só pode ser feito por mar ou ar.

Ainda em Angra dos Reis, no continente, 10 casas foram soterradas no Morro da Carioca e quatro mortos foram encontrados. A cidade decretou estado de emergência.

Desde quarta-feira chove no Estado do Rio de Janeiro. Segundo dados da Defesa Civil atualizados até a noite de quinta-feira havia 18 mortos no Estado, cifra que sobe para mais de 30 com os desabamentos ocorridos em Angra dos Reis.

As chuvas também causaram desabamento de encosta sobre a rodovia Rio-Santos, que ficou interditada na altura de Paraty (RJ).

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade