PUBLICIDADE

Mundo

Deputados russos repudiam banimento de atletas inocentes dos Jogos Olímpicos

21 jun 2016 - 09h32
Compartilhar
Exibir comentários

A câmara dos deputados do parlamento russo, chamada Duma de Estado, aprovou uma declaração que classifica a exclusão de atletas russos não acusados de doping dos Jogos Olímpicos de 2016 de uma "violação dos direitos humanos" que enfraquece as bases do movimento olímpico.

Na semana passada, a Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) decidiu manter a suspensão de toda a Federação Russa de Atletismo (Rusaf) por denúncias que apontam para um esquema sistemático de dopping na modalidade.

Os parlamentares destacam que a suspensão de atletas culpados das competições esportivas de qualquer nível é justa e merecida. No entanto, o autor do projeto de resolução Pavel Krasheninnikov, chefe do Comitê de Arbitragem Civil, Penal e Legislação Processual, acredita que atualmente o esporte está sendo usado como instrumento de luta política, já que não há outro motivo que justifique banir atletas que não são sequer suspeitos de doping.

"Na verdade, alguns burocratas esportivos sem acordo prévio, introduzem o princípio da presunção de culpa em relação a atletas de um país específico. É improvável que este princípio, usado nos tempos da inquisição e dos regimes totalitários, possa ser considerado aplicável em nosso tempo," enfatizam os deputados.

Tal abordagem traz discórdia e desconfiança entre atletas e cidadãos de diferentes países e destrói o espírito do movimento olímpico e de todo esporte de alto rendimento.

"A suspensão dos atletas russos, que tem fama mundial por seus feitos de destaque no esporte, de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 como vingança pelo comportamento de seus colegas sem consciência é uma violação dos direitos humanos", diz o documento.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade