PUBLICIDADE

Mundo

Cúpula do G8 reinicia reuniões para tratar da luta antiterrorista

18 jun 2013 - 06h19
(atualizado às 07h40)
Compartilhar

A cúpula do Grupo dos Oito (G8 - EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Japão, Canadá e Rússia) foi retomada nesta terça-feira na Irlanda do Norte para tratar da luta antiterrorista e da evasão fiscal, após as intensas conversas de ontem sobre o conflito na Síria.

A reunião plenária começou depois das 4h30 (de Brasília) no hotel de Lough Erne, perto da cidade de Enniskillen.

Os líderes dos oito países vão discutir o aumento das atividades terroristas no norte da África e o problema do pagamento de resgate de sequestros, dos quais se opõe o Reino Unido.

Além disso, falarão de transparência, comércio e impostos durante o almoço, do qual assistirá o presidente do México, Enrique Peña Nieto, como convidado especial.

Nesta cúpula, o anfitrião - o primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron - quer antecipar compromissos contra a fraude e a evasão fiscal, diante do crescente escândalo em relação com as estratégias utilizadas pelas multinacionais para evitar o pagamento de impostos no país em que operam através dos paraísos fiscais.

Neste sentido, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, ressaltou a necessidade de "melhorar a governança fiscal em todos os âmbitos" e disse que esta cúpula "deve estabelecer uma unidade de objetivos no nível global".

Concretamente, impostos, transparência e comércio são os temas escolhidos pelo "premier" britânico nesta cúpula.

Espera-se para hoje algum comunicado sobre a situação na Síria. Os chefes de Estado e governo do G8 tentam fazer esforços para acabar com a violência nesse país, apesar das diferenças entre a Rússia - que apoia o regime sírio - e os Estados Unidos, a favor do envio de armas para os rebeldes.

Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, realizaram ontem uma reunião bilateral para encontrar uma saída para a crise, mas se mantiveram firmes em suas posições.

No entanto, os dois líderes reconheceram a necessidade de "encontrar pontos em comum" para acabar com a violência no país árabe, que em dois anos causou a morte de 93 mil pessoas, assim como vários milhões de refugiados.

No dia de hoje, o segundo e último da cúpula, além do presidente do México, estão convidados os primeiros-ministros irlandês e líbio, Enda Kerry e Ali Zeidan, respectivamente.

A cúpula terminará com uma entrevista coletiva do presidente rotativo do G8, Cameron, prevista para as 11h30 (de Brasília), seguida pelo comparecimento do restante dos líderes e suas delegações.

O palco da reunião é no luxuoso e isolado hotel de Lough Erne, onde foram mobilizados mais de oito mil policiais para não deixar que alguém se aproxime do complexo, protegido por uma cerca de sete quilômetros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade