PUBLICIDADE

Mundo

Cuba se prepara para chuvas associadas ao furacão Joaquín

2 out 2015 - 10h32
Compartilhar
Exibir comentários

A Defesa Civil Nacional de Cuba decretou a "fase informativa" nas províncias do centro e do leste do país, que nesta sexta-feira "extremam medidas" para garantir a segurança diante das chuvas e ventos associados ao furacão Joaquín, atualmente nas ilhas Bahamas.

A imprensa oficial cubana informa que já ocorreram alterações no mar e inundações em localidades litorâneas da província Granma (733 quilômetros ao leste de Havana), que afetaram "mais de 100 imóveis", e ocasionou "danos em coberturas" de casas por causa dos fortes ventos, segundo o jornal estatal "Granma".

Nesse território ao leste é preparado o "condicionamento dos possíveis centros de proteção" para receber as pessoas que residem em zonas sensíveis a inundações e ao aumento da maré.A lém disso, foi ordenado "o retorno à costa" de embarcações, indica a nota.

O Instituto de Meteorologia anunciou para hoje fortes chuvas e tempestades elétricas da cidade de Ciego de Ávila (centro) até Guantánamo (leste), por isso a Defesa Civil cubana aconselhou "prestar atenção" na evolução de Joaquín.

Segundo o mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, o furacão Joaquín começou a girar em direção ao noroeste do Oceano Atlântico nesta sexta-feira, enquanto continua a atingir a região central das ilhas Bahamas com ventos de até 215 km/h.

Joaquín, de categoria 4 na escala de Saffir-Simpson (de um máximo de cinco), causou fortes inundações e o deslocamento de cem pessoas em várias ilhas, sem mortes registradas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade