PUBLICIDADE

Mundo

Crimeia ameaça ladrões de areia da praia com prisão

23 mai 2016 - 08h56
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades na Crimeia ameaçaram com prisão quem roubar areias das praias.

As praias da península, anexada pela Rússia em 2014, vêm sendo alvo de pessoas que retiram a areia para usá-la como material de construção, informou o jornal local Komsomolskaya Pravda.

Caminhões têm sido vistos com frequência em praias remotas, acrescenta o diário.

"Quem for flagrado retirando areia das praias será processado", disse Sergei Aksyonov, primeiro-ministro da Crimeia. "Quando as pessoas estão roubando a areia em plena luz do dia, o que elas estão pensando exatamente?", questionou.

Segundo a agência de notícias Tass, Aksyonov quer que a agência de inteligência russa FSB ─ que sucedeu a KGB ─ se envolva para ajudar as autoridades locais a prender os criminosos.

O roubo de areia pode representar um prejuízo financeiro significativo para as autoridades locais. Em fevereiro, um grupo de construtores foi acusado de remover ilegalmente um volume avaliado em 1 bilhão de rublos (R$ 53 milhões) perto de Moscou.

Mas enquanto as autoridades na Crimeia apuram o impacto financeiro do roubo, usuários divertem-se nas redes sociais russas.

Um deles sugeriu que o governo "misture a areia com o concreto" para evitar a ação dos criminosos.

"Seria impossível roubá-la", brinca.

Para o escritor russo Lev Rubinstein, o episódio lembrou uma antiga piada da era soviética: "O que acontece se o socialismo chegar ao Saara? Nada, até começar a faltar areia".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade