PUBLICIDADE

Mundo

'Crime terrível': Dezenas de corpos de imigrantes são encontrados em caminhão na Áustria

27 ago 2015 - 12h47
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 20 imigrantes foram encontrados mortos em um caminhão abandonado em uma estrada perto da fronteira leste da Áustria, perto da Hungria.

O caminhão foi rebocado por um comboio da polícia
O caminhão foi rebocado por um comboio da polícia
Foto: Reuters

Mas, segundo a polícia, o número de mortos pode chegar a 50.

Hans Peter Doskozil, chefe da polícia da província de Burgenland, onde o caminhão foi encontrado, afirmou que a polícia rodoviária foi alertada sobre a presença do veículo abandonado - um caminhão refrigerado com placas da Hungria, que estava no local desde, pelo menos, quarta-feira.

Segundo Doskozil, os policiais encontraram ao menos 20 corpos dentro do caminhão, mas o número pode ser maior. As vítimas já estavam mortas há algum tempo e os corpos já tinham começado a se decompor.

"É um caminhão grande, refrigerado, de até sete toneladas e meia. Podemos presumir que, possivelmente, 20 pessoas foram mortas, mas também podem ser 40 ou 50 pessoas. Como elas estavam mortas há um período mais longo de tempo e o processo de decomposição já tinha começado, neste momento não podemos fazer nenhuma declaração concreta sobre como eles morreram", afirmou.

O policial disse que se trata de "um crime terrível", possivelmente causado por organizações criminosas que realizam transações comerciais com seres humanos.

Trabalho conjunto

O caminhão tem o logotipo de uma granja localizada na Eslováquia, Hyza. A companhia de avicultura fez uma declaração afirmando que o veículo não não pertencia mais à empresa, mas os novos donos não removeram a marca.

A polícia da Hungria está trabalhando em conjunto com a austríaca na investigação, segundo um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro húngaro.

O chanceler da Áustria, Water Faymann, afirmou que a tragédia mostra mais uma vez "como é necessário salvar vidas combatendo criminosos e traficantes de pessoas".

A ministra do Interior do país, Johanna Mikl-Leitner, acrescentou que é preciso criar com urgência políticas comuns na União Europeia para proteger os imigrantes e combater o tráfico.

Em entrevista coletiva, ela afirmou que esta quinta-feira é um "dia de trevas" no país e os pensamentos de todos se voltam para as vítimas e suas famílias.

O episódio ocorre em meio a uma crise migratória na Europa, à medida que dezenas de milhares de imigrantes de países em conflito da África e Oriente Médio tentam chegar ao continente.

Um número recorde de 107,5 mil imigrantes passaram pelas fronteiras da União Europeia no mês passado e, na quarta-feira, a polícia contou mais de 3 mil atravessando pela Sérvia.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade