PUBLICIDADE

Mundo

Corpo de bebê em decomposição é encontrado em ilha grega

5 out 2015 - 07h20
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Corpo do bebê foi encontrado em Kos, local que vem sendo chamado de "ilha dos imigrantes"
Corpo do bebê foi encontrado em Kos, local que vem sendo chamado de "ilha dos imigrantes"
Foto: Divulgação/BBC Brasil

O corpo em decomposição de um bebê foi encontrado na ilha grega de Kos, um dos pontos de entrada para a União Europeia (UE) para as pessoas que estão fugindo de guerras no Oriente Médio. A imprensa grega divulgou no domingo que autoridades locais acreditam que o menino, que teria entre seis meses e 1 ano, pertencia a uma família de refugiados que estava tentando chegar a Kos em um bote.

Segundo a agência de notícias AFP, um segundo menino foi encontrado na mesma região, horas depois. Esse garoto teria em torno de 5 anos, e acredita-se que ele pertencia ao mesmo grupo de imigrantes que tentava chegar ao território grego. Nos próximos dias, serão realizadas autópsias e exames de DNA nos dois corpos.

A morte dos dois garotos ocorre pouco mais de um mês depois da de Alan Kurdi, o menino refugiado sírio de 3 anos cujo afogamento causou consternação ao redor do mundo, após a publicação da foto de um guarda resgatando o corpo em uma praia de Bodrum, na Turquia.

Alan morreu afogado juntamente com seu irmão e sua mãe. A família também estava tentando chegar a Kos.

Morte ocorre mais de um mês após o afogamento de Alan Kurdi, que causou consternação ao redor do mundo
Morte ocorre mais de um mês após o afogamento de Alan Kurdi, que causou consternação ao redor do mundo
Foto: Divulgação/BBC Brasil

Entrada na União Europeia

A ilha grega de Kos está a menos de cinco quilômetros da costa da Turquia. Nos últimos anos, o local vem deixando de ser um importante destino turístico e se transformando em zona de passagem para imigrantes.

A agência da ONU para refugiados (Acnur) estima que o número de imigrantes na Grécia este ano chegará em breve a 400 mil. E Kos é conhecida como a "ilha dos imigrantes".

A Grécia continua sendo o maior ponto de entrada da Europa por via marítima, segundo a Acnur.

"Com esses novos números, o total de migrantes que cruza o Mediterrâneo este ano chegará a 530 mil pessoas. Em setembro, 168 mil pessoas cruzaram esse mar – a cifra mensal mais alta registrada até agora, e quase cinco vezes maior do que a de setembro de 2014, afirmou o porta-voz da agência, Adrian Edwards.

Ele afirmou ainda que esse aumento prova a necessidade de uma rápida implementação de um programa de relocação na Europa, além da criação de instalações para receber os refugiados.

O premiê grego, Alexis Tsipras, tem feito da imigração uma das prioridades de seu governo. Ele discutiu o tema com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o chanceler austríaco, Werner Faymann, no sábado.

Alemanha e Áustria se comprometeram a apoiar o pedido grego por mais fundos da União Europeia para lidar com a crise migratória.

Homem agride cão a marteladas e população se revolta:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade