PUBLICIDADE

Mundo

Coreias tentam acordo para reabertura de complexo industrial

10 jul 2013 - 10h07
(atualizado às 10h07)
Compartilhar

Representantes dos governos das Coreias do Sul e do Norte começaram hoje (10) as negociações para a reabertura e normalização das atividades na área industrial do Complexo de Kaesong, cujo fechamento dura três meses - desde o agravamento das ameaças de ataque dos norte-coreanos à península. Os dois governos definiram condições para avançar em busca de um acordo.

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul informou que sua delegação, formada por 23 pessoas, exige que a Coreia do Norte ative as salvaguardas para evitar novo fechamento do complexo industrial. O Complexo de Kaesong está localizado na região de fronteira entre as duas Coreias, na parte Norte.

A Coreia do Norte, por sua vez, exige aumento de salário para os seus trabalhadores que operam as indústrias sul-coreanas, além da ampliação do complexo e a construção de mais dormitórios.

Até o fechamento de Kaesong em março, 123 empresas sul-coreanas fabricavam mercadorias utilizando a mão de obra de aproximadamente 54 mil empregados norte-coreanos em suas instalações.

Na semana passada, os dois governos decidiram organizar viagens de empresários sul-coreanos à área industrial para verificar o que pode ser desenvolvido na região e retomar o funcionamento do complexo.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade