PUBLICIDADE

Mundo

Congresso da Venezuela ordena demissão de ministro da Alimentação por desabastecimento

28 abr 2016 - 19h36
Compartilhar
Exibir comentários

O Congresso da Venezuela, controlado pela oposição, ordenou a demissão do ministro da Alimentação, Rodolfo Marco, por conta da falta crônica de produtos básicos, que se tornou a principal reclamação em relação ao governo do presidente Nicolás Maduro.

A maioria opositora usou um voto constitucional de censura para ordenar que Maduro demita Marco. Parlamentares haviam previamente convocado o ministro para uma sabatina sobre o desabastecimento, mas ele se recusou a comparecer.

"Não pode ser que hoje na Venezuela três milhões de cidadãos comam menos do que duas vezes por dia, e que a maioria deles não coma laticínios, carne ou ovos”, declarou o deputado de oposição Carlos Paparoni.

O governista Partido Socialista pode simplesmente ignorar o voto de censura ou buscar revogá-lo na Suprema Corte, que rotineiramente tem ficado do lado de Maduro nas disputas com o Congresso desde a vitória da oposição nas eleições legislativas de dezembro.

Falando mais cedo neste mês sobre as críticas do Congresso a Marco, Maduro disse que “ninguém toca no ministro” e que “a revolução não vai ser censurada por ninguém, muito menos por uma Assembleia Nacional imoral”, segundo a imprensa local.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade