PUBLICIDADE

Mundo

Condição de Mandela ainda é "crítica, porém estável"

1 jul 2013 - 14h22
(atualizado às 14h28)
Compartilhar

O líder anti-apartheid e ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela permanecia no hospital nesta segunda-feira e sua condição era "crítica, porém estável", afirmou o governo.

Mandela está no hospital em Pretoria há mais de três semanas recebendo tratamento para uma infecção pulmonar recorrente, sua quarta internação em seis meses.

A frágil saúde de Mandela, de 94 anos, admirado globalmente como símbolo da luta contra a injustiça e o racismo, reforçou a percepção de que o pai do pós-apartheid não é eterno.

Enquanto ele está internado, muitos sul-africanos aguardam seu aniversário de 95 anos em 18 de julho.

"Nós precisamos estar aptos para fazer algo bom para a humanidade neste dia em homenagem ao nosso ex-presidente", disse o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, em comunicado.

A saúde de Mandela também dominou a visita de dois dias que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez à África do Sul no fim de semana.

Obama se encontrou com a família de Mandela no sábado, ofereceu palavras de conforto e enalteceu o ex-chefe de Estado como uma das maiores figuras da História.

(Reportagem de Olivia Kumwenda)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade