PUBLICIDADE

Mundo

Comunidades indígenas enfrentam problemas, diz relator da ONU

26 ago 2009 - 16h40
(atualizado às 16h54)
Compartilhar

Discriminação, violência, pobreza e pouco acesso a serviços básicos continuam sendo problemas comuns para as comunidades indígenas na América Latina e no mundo, disse à Agência Efe o relator especial para os Direitos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas da ONU, James Anaya.

"É possível ver programas muito elaborados para os povos indígenas, mas ainda existem problemas muito profundos", disse Anaya.

No início de agosto, o relator apresentou ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas um estudo sobre os principais problemas enfrentados pelas comunidades indígenas no mundo.

Para Anaya, uma mudança nessa situação exige um esforço coordenado dos países, da ONU e também dos próprios povos indígenas.

Como relator especial das Nações Unida, Anaya viajou pelo mundo investigando acusações de violações aos direitos humanos, reunindo-se com governantes de vários países, entre eles o Brasil, além de conversar com líder de comunidades indígenas.

"Os problemas que as comunidades indígenas enfrentam frequentemente têm relação com a falta de poder econômico e político", sustentou.

Em sua opinião, o centro do problema reside no fato de que os indígenas recebem muito pouca informação e não são consultados sobre decisões que afetam suas vidas diárias.

"A falta de uma consulta adequada se relaciona com situações de conflito e profundas expressões de descontentamento e falta de confiança por parte dos indígenas em vários pontos do mundo", afirma Anaya.

O relator da ONU diz que há cada vez mais grupos indígenas envolvidos em movimentos sociais, trabalhando diretamente com seus Governos e utilizando tecnologias como a internet para falar sobre suas vidas.

"Recebo diariamente diversas queixas por parte de indígenas, particularmente na América do Norte, que estão recorrendo aos tribunais de seus países para denunciar violações aos direitos humanos", concluiu Anaya.

EFE   
Compartilhar
Publicidade