PUBLICIDADE

Mundo

Comissão eleitoral confirma eleições para 28 de novembro no RDC

14 nov 2011 - 11h29
(atualizado às 12h37)
Compartilhar

Ngoy Mulunda, presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente, desmentiu o adiamento das eleições e confirmou o pleito na República Democrática do Congo para o dia 28 de novembro, como estava previsto. "Tecnicamente tudo está pronto e as pessoas votarão dentro de duas semanas", afirmou nesta segunda-feira Mulunda, em entrevista à imprensa.

"Não temos nenhuma razão para fazer isso. Os que pedem o adiamento "são os candidatos que não estão preparados", revelou o presidente da comissão.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilidade da RDC (Monusc) e as Forças Armadas da RDC (Fardc) apoiarão à comissão para garantir a segurança das eleições. Os candidatos às eleições presidenciais e legislativas intensificaram a campanha, como reuniões públicas e mensagens na imprensa.

Nesta segunda, o Ministério de Infraestruturas e Obras Públicas retirou os cartazes do presidente Joseph Kabila afixados nos arredores do estádio dos Martírios e em Lingwala, região Metropolitana da capital, em cumprimento a lei eleitoral que proíbe a colocação de cartazes nas praças públicas.

Já o Conselho Superior de Audiovisual e Comunicação (CSAC) pediu à imprensa da província de Katanga que não dê espaço para as disputas dos candidatos.

O presidente Kabila, que está em Katanga, encerrou no domingo a etapa de Likasi, uma das principais cidades da região. Já Etienne Tshisekedi, seu principal adversário e candidato da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS), vai nesta segunda a Goma, na província de North Kivu, na fronteira com a Ruanda.

Tshisekedi incendiou a campanha ao reafirmar o apelo à violência e ao ódio, em pronunciamento público no fim de semana, convocando seus seguidores a invadir as prisões para libertar seus companheiros detidos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade