PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

Colégios eleitorais abrem em república separatista no Chipre

28 jul 2013 - 02h43
(atualizado às 03h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A República Turca do Norte do Chipre (RTNC), estado não reconhecido pela ONU, realiza neste domingo eleições legislativas antecipadas, pleito visto sem grande entusiasmo dadas as medidas de austeridade que lhes impôs seu único apoiador, a Turquia.

Os colégios eleitorais abriram suas portas às 8h (horário local, 2h de Brasília) em Nicósia, Famagusta, Kyrenia, Morfou e Trikomo, sob a supervisão de representantes dos partidos em disputa e de ONGs.

As urnas distribuídas nas cinco circunscrições eleitorais estarão disponíveis para o voto de 172.803 eleitores até as 18h (12h de Brasília).

Concorrem nesta eleição 250 candidatos de cinco diferentes partidos e sete independentes, que dividirão as 50 cadeiras do Congresso turco-cipriota, com um mandato de cinco anos.

O sistema de voto é de listas abertas, nas quais o eleitor pode selecionar vários candidatos de diferentes partidos.

A ilha mediterrânea do Chipre está dividida desde que em 1974 as tropas turcas invadiram a parte setentrional e fomentaram a criação da República Turca do Norte do Chipre, que anunciou sua independência em 1983 sem reconhecimento da ONU.

A divisão e o fracasso do plano de reconciliação proposto pela ONU e rejeitado em referendo pelos greco-cipriotas propiciaram que apenas a parte sul da ilha entrasse em 2004 para a UE.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade