PUBLICIDADE

Mundo

Cidade italiana promete hotel de graça se chover nas férias

27 mai 2015 - 09h11
Compartilhar
Exibir comentários

Marcelo Crescenti

De Milão para a BBC Brasil

A cidade italiana de Pesaro, na costa do Mar Adriático, quer atrair turistas com uma oferta ousada: a prefeitura garante que dá hospedagem gratuita para quem tiver suas férias estragadas por chuvas contínuas na região.

A ideia de compensar turistas privados de praia pelo mau tempo partiu do prefeito Matteo Ricci, que fez uma parceria com a associação de hotelaria de Pesaro e uma grande companhia de seguros italiana.

Segundo a prefeitura, quem se hospedar em um hotel da cidade e pegar pelo menos três dias seguidos de chuva nos próximos meses de julho e agosto, auge do verão europeu, terá direito a um fim de semana no mesmo hotel em setembro e outubro deste ano ou em maio e junho do ano que vem.

Com essa garantia, a cidade praiana quer atrair turistas preocupados com o mau tempo que às vezes atinge a região nos meses do verão italiano.

Estação prolongada

No ano passado, o mês de agosto, preferido pelos italianos para tirar férias, foi muito chuvoso em Pesaro. As praias ficaram desertas e os hóspedes, ressabiados.

Já naquela época o prefeito teve uma ideia inusitada: ele simplesmente prolongou o verão por decreto.

A prefeitura obrigou os hotéis, bares e restaurantes a ficarem abertos em regime de alta estação até 15 de outubro, quando, na Europa, a temporada de verão acaba oficialmente em setembro.

Agora, com a nova garantia, Matteo Ricci espera atrair mais visitantes para a cidade portuária de cerca de 90 mil habitantes, cujo faturamento com turismo equivale a apenas 7% do PIB local.

Na conhecida cidade de Rimini, que fica apenas a 40 quilometros ao norte de Pesaro, essa fatia sobe para 70%.

Entrelinhas

No entanto, é bom ler as entrelinhas antes de reivindicar um fim de semana grátis em Pesaro por causa da chuva.

Segundo as regras impostas pela prefeitura e também pela seguradora que cobrirá parte dos custos, os turistas só serão compensados se cair um mínimo de três milímetros de chuva por metro quadrado por três dias consecutivos.

Essa quantidade de chuva deve cair entre as dez da manhã e as quatro da tarde. "Se chove mais cedo ou mais tarde as pessoas podem fazer outra coisa e não precisam necessariamente ficar na praia", argumenta o prefeito.

Segundo a associação italiana de hotelaria, essa iniciativa é "única na Itália". Em outros países, como França e Estados Unidos, companhias de seguros prometem um montante fixo de dinheiro como compensação por dias chuvosos.

Já em Pesaro o turista é convidado a voltar para curtir gratuitamente dias ensolarados na cidade.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade