PUBLICIDADE

Mundo

Choques tribais no norte de Darfur deixam pelo menos 17 mortos e 20 feridos

23 jun 2013 - 17h05
(atualizado às 20h46)
Compartilhar

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas nos últimos enfrentamentos tribais próximos de uma mina de ouro no norte da conflituosa região de Darfur, no oeste do Sudão, anunciou neste domingo um responsável local.

Em declarações aos jornalistas, o governador da zona de Al Sarif, Harun al Hussein, explicou que os choques ocorreram ontem entre a tribo de Al Ruzeikat e a de Beni Hussein pelo controle da mina, localizada nessa área.

Em janeiro, essas duas tribos se enfrentaram pelo uso de uma mina de ouro na zona da chamada montanha de Amre, o que causou a morte de centenas de pessoas de ambas as partes, assim como a destruição de mais de 60 povoados e a fuga de milhares de seus residentes.

Nesta semana, mais de 40 pessoas morreram e outras 43 ficaram feridas por enfrentamentos entre as tribos de Al Salamat e Al Masiriya no centro de Darfur.

O analista independente da ONU Mashud Baderin afirmou há poucos dias que o Sudão deve aumentar seus esforços para atender as necessidades dos novos deslocados após estes últimos choques armados.

Darfur é também palco de um conflito entre movimentos rebeldes e o Exército sudanês desde 2003, que deixou mais de 300 mil mortos e fez com que 2,7 milhões de pessoas abandonassem suas comunidades de origem, segundo dados da ONU.

EFE   
Compartilhar
Publicidade