PUBLICIDADE

Mundo

Choques tribais na região sudanesa de Darfur deixam dezenas de mortos

11 ago 2013 - 09h04
(atualizado às 09h15)
Compartilhar

Dezenas de pessoas morreram na madrugada deste domingo em conflitos entre duas tribos na região de Darfur, no oeste do Sudão, informaram fontes dos clãs adversários.

Um dos líderes da tribo Al Roziqat, Mohammed Eisa Adam, declarou à Agência Efe que seus combatentes mataram mais de 60 membros do clã de Al Maalia, perto do povoado de Adila, na província de Darfur do Leste.

Por sua vez, Al Maalia confirmou em comunicado que aproximadamente 50 dos seus homens morreram em um ataque do Al Roziqat e disse que seus guerrilheiros mataram 30 integrantes do outro clã.

Na nota, o grupo acusa os rivais de terem expulsado alguns de seus integrantes da cidade de Qald Ein e de saquearem suas propriedades. Além disso, culpa o governador de Darfur do Leste, Abdelhamid Moussa, membro do Al Roziqat, de estar por trás dos fatos.

As duas fontes concordaram que a origem dos choques é uma disputa de terras. Por enquanto, as autoridades sudanesas não confirmaram o número de vítimas.

Os enfrentamentos tribais são frequentes em Darfur, que é cenário de um conflito armado desde 2003 entre as autoridades de Cartum e grupos rebeldes, que deixou mais de 300 mil mortos, segundo as Nações Unidas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade