PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

China lembra o "grande líder" Chávez e envia condolências à Venezuela

6 mar 2013 - 06h07
(atualizado às 06h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo chinês lamentou nesta quarta-feira a morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez, qualificado como "um grande líder da Venezuela e amigo do povo chinês".

"Durante seu mandato, Chávez deu uma grande contribuição às relações de amizade e cooperação entre China e Venezuela", expressou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, em entrevista coletiva em Pequim.

Veja íntegra do discurso em que Maduro anunciou morte de Chávez:

Segundo assegurou, tanto o presidente em fim de mandato, Hu Jintao, como o secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh) e próximo chefe de Estado chinês, Xi Jinping, enviaram hoje mensagens de condolências ao vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Fizeram o mesmo o presidente da Assembleia Nacional Popular - principal órgão legislativo do país -, Wu Bangguo, e o ministro das Relações Exteriores chinês, Yang Jiechi.

A porta-voz chinesa acrescentou que "o Partido, o Governo e o povo da China estão dispostos a trabalhar com a Venezuela para desenvolver constantemente a associação estratégica entre ambos os países".

Além disso, o gigante asiático manteve seu compromisso de "promover suas relações de amizade" com a Venezuela, um país que classificou de "muito importante para a região e bom amigo da China".

"Nos últimos anos, durante o mandato de Chávez, as relações bilaterais registraram um grande desenvolvimento", ressaltou Hua, e acrescentou que a "China trabalhará para que siga sendo assim".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade