PUBLICIDADE

Mundo

Chávez vai participar de cúpula do Mercosul no Brasil, diz embaixador

3 dez 2012 - 20h17
Compartilhar

Por Deisy Buitrago

CARACAS, 3 Dez (Reuters) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, que se submete a um tratamento médico em Havana como parte de sua recuperação de um câncer, participará da Cúpula do Mercosul na sexta-feira em Brasília, disse à Reuters o embaixador brasileiro em Caracas.

Chávez viajou a Cuba na semana passada para receber oxigenação hiperbárica sem informar a data de retorno à Venezuela. A sua presença no Brasil poderá dissipar dúvidas sobre sua saúde.

"Sim, está confirmado", disse nesta segunda-feira o embaixador José Antonio Marcondes durante um evento diplomático em Caracas ao ser consultado sobre a possível participação de Chávez.

Mais tarde, uma fonte do governo brasileiro disse sob condição de anonimato que "tem a expectativa de que Chávez participe da cúpula, mas ainda não há confirmação", a qual poderia acontecer um dia antes do encontro.

Se a viagem ocorrer, será a segunda de Chávez neste ano a um país distinto de Cuba. No fim de julho, ele visitou o Brasil para formalizar a entrada da Venezuela como membro pleno no Mercosul.

O mandatário foi visto publicamente pela última vez em 15 de novembro, pouco mais de um mês depois de ser reeleito pela terceira vez, o que permitirá com que governe o país até 2019.

Fontes diplomáticas haviam adiantado que possivelmente Chávez partirá de Havana diretamente a Brasília para participar do encontro.

O militar reformado de 58 anos viajou com frequência a Havana desde o ano passado para fazer químio e radioterapia contra um câncer na região pélvica, do qual deu muito pouco detalhe até agora.

Em julho, antes do início da campanha eleitoral, Chávez se declarou livre do câncer.

Sua chegada a Cuba foi informada oficialmente pelo jornal estatal cubano Granma, mas não foram transmitidas imagens, diferentemente de outras ocasiões.

(Reportagem adicional de Esteban Israel, em São Paulo)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade