PUBLICIDADE

Mundo

Casillas e Xavi receberão prêmio como exemplos de companheirismo

25 out 2012 - 17h28
Compartilhar

Os jogadores Iker Casillas e Xavi Hernández receberão nesta quinta-feira em Oviedo, o Prêmio Príncipe das Astúrias dos Esportes de 2012, como modelos de esportividade e companheirismo acima das rivalidades de suas respectivas equipes, o Real Madrid e o Barcelona.

Isso foi destacado pelo júri dos prêmios, que afirmou que o goleiro do Real Madrid e o meia do Barcelona, escolhidos para o prêmio pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, "simbolizam os valores da amizade e do companheirismo além da grande rivalidade de suas equipes" e que o comportamento de ambos "é um modelo para os jovens".

Nos 32 anos de história dos Prêmios Príncipe das Astúrias, Casillas e Xavi são os primeiros a ganharem duas vezes, já que venceram como integrantes da seleção espanhola de futebol que conquistou a Copa do Mundo de 2010.

O júri acrescentou que ambos "são um exemplo do fair play que é admirado por todos", e que "juntos mostraram uma atitude conciliadora que acabou com as tradicionais diferenças entre jogadores e torcidas".

"Temos uma amizade há muito tempo. Mas também existiram vários jogadores que souberam deixar para trás certas coisas que ocorreram", disse Casillas ao saber da notícia, enquanto Xavi afirmou que o prêmio reconhece toda uma geração de jogadores e "uma relação de amizade".

Os dois jogadores jogarão neste fim de semana por suas equipes. Casillas em Mallorca e Xavi em Madri, e por isso os clubes precisaram planejar a ida de ambos até Oviedo, local da premiação.

Quando chegarem a Oviedo, ambos encontrarão uma cidade que parou para receber os príncipes das Astúrias e onde se já estão a maioria dos premiados na 32ª edição do prêmio, que ano após ano tem a presença de destacadas figuras do mundo das artes e das letras, ciências sociais, esporte, ciências e solidariedade.

Assim, Casillas e Xavi dividirão o palco teatro Campoamor, em Oviedo, com o arquiteto Rafael Moneo (Prêmio das Artes), a filósofa americano Martha C. Nussbaum (Ciências Sociais), e os presidentes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Peter Maurer, e da organização humanitária Crescente Vermelho, Tadateru Konoé.

Também assistirão à cerimônia de entrega o criador do popular jogo de videogame "Mario", o japonês Shigeru Miyamoto (Comunicação e Humanidades); os cientistas Gregory Winter e Richard Lerner (Pesquisa Científica e Técnica), e à Federação Espanhola de Bancos de Alimentos (Concordia).

Entre os premiados, a única ausência será a do escritor americano Philip Roth, de 79 anos, que se recupera de uma cirurgia; e por outro lado, terá a habitual presença da rainha Sofía como convidada especial.

O teatro Campoamor, que abrigará 1.600 convidados, será palco da cerimônia de entrega dos prêmios, na qual discursarão o príncipe Felipe e o presidente da fundação que leva seu nome, Matías Rodríguez Inciarte, além do embaixador dos Estados Unidos na Espanha, Alan D. Solomont, que lerá uma mensagem escrito por Roth.

Os discursos precederão à entrega dos diplomas aos agraciados com os prêmios, que receberão 50 mil euros e uma estatueta desenhada por Joan Miró.

EFE   
Compartilhar
Publicidade