PUBLICIDADE

Mundo

Capela Sistina é fechada ao público para receber preparos do conclave

5 mar 2013 - 11h04
(atualizado às 11h55)
Compartilhar

A Capela Sistina teve suas portas fechadas ao publico às 9h (de Brasília) desta terça-feira para ser preparada para o conclave, no qual 115 cardeais eleitores elegerão o sucessor de Bento XVI.

Segundo o site dos Museus Vaticanos, complexo que integra a Capela Sistina, este espaço permanecerá fechado ao público até uma data que ainda não foi estabelecida, já que nem o conclave para escolha do novo pontífice foi definido.

Durante esse período, os visitantes também não poderão frequentar, ao longo do percurso pelos Museus Vaticanos, o Apartamento Borgia e a Coleção de Arte Religiosa Moderno.

O fechamento da Capela Sistina, um dos espaços artísticos mais visitados do mundo, indica a proximidade do começo do conclave, cuja data será fixada durante a Congregação de Cardeais preparatória, que foi iniciada ontem sem a presença total dos purpurados eleitores.

No último sábado, o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, explicou que os serviços técnicos do Vaticano já tinham todo o material previsto (cadeiras, mesas, chaminé e etc.) para a Capela Sistina, que era chamada por João Paulo II como "santuário da teologia do corpo humano".

A Capela Sistina foi construída em 1484 para o papa Sisto IV, a que lhe valeu o nome, mas foi Júlio II que encarregou Michelangelo de fazer sua decoração. Os afrescos do gênio renascentista foram inaugurados com uma missa solene, realizada na Véspera da Festividade de Todos os Santos, no dia 31 de outubro de 1512.

Os afrescos representam nove cenas do livro dos Gênesis como "Criação da luz", "Pecado Original" e "Dilúvio Universal", sendo que, quase 20 anos depois, Michelangelo retornou à Capela Sistina para realizar o "Juízo Final" na parede do altar, uma encomenda feita por Clemente VII.

A Capela Sistina, onde se encontra a chaminé da qual sairá a "fumaça branca", símbolo da confirmação da escolha do novo pontífice, também abriga obras de importantes artistas do Renascimento, como Botticelli, Ghirlandaio, Pinturicchio e Signorelli.

EFE   
Compartilhar
Publicidade