PUBLICIDADE

Mundo

Canadá: prefeito de Montreal é preso sob acusação de corrupção

17 jun 2013 - 10h28
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito da cidade canadense de Montreal, Michael Applebaum, foi detido nesta segunda-feira por uma unidade da polícia anticorrupção poucos meses depois que seu antecessor, Gérald Tremblay, renunciasse acusado de receber subornos. Applebaum foi detido em casa às 6h (7h de Brasília). Outros dois funcionários municipais também foram detidos.

Applebaum chegou à prefeitura de Montreal em novembro, depois que Tremblay foi acusado de receber subornos por parte de empresas de construção para seu partido político. Ele havia se comprometido a lutar contra a crescente corrupção que afeta vários municípios em Québec.

Em maio, Gilles Vaillancourt, ex-prefeito de Laval, um dos maiores subúrbios de Montreal e o terceiro maior distrito de Québec, foi detido com outras 37 pessoas acusado de conspiração, fraude e tráfico de influência e de ser "gângster".

As detenções e demissões estão relacionadas à comissão pública que há meses investiga em Québec acusações de que a máfia controla o setor imobiliário e que grandes empresas desse ramo e da engenharia subornam a políticos da região em troca de contratos de obras públicas municipais.

Applebaum foi ligado ao promotor de vendas de um controverso edifício residencial em Montreal, Tony Magi, que a polícia Montada canadense relaciona com um dos grupos mais poderosos da máfia de Montreal, a família Rizzuto. Após ser divulgada a relação entre Applebaum e Magi, em fevereiro, a polícia revistou os escritórios da prefeitura de Montreal.

Rob Ford, outro prefeito de uma cidade importante, Toronto, no Estado de Ontário, vem enfrentando alegações de que ele aparece em um vídeo não divulgado consumindo crack.

Fonte: AP AP - The Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser copiado, transmitido, reformado o redistribuido.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade