PUBLICIDADE

Mundo

Canadá enfrenta onda de frio de até -40 graus centígrados

2 jan 2014 - 17h09
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O Canadá enfrenta nesta quinta-feira uma das piores ondas de frio dos últimos invernos, com temperaturas de até 41 graus abaixo de zero em cidades como Winnipeg, no centro, e 29 graus abaixo de zero em Toronto, a cidade mais populosa do país.

Desde a zona central do Canadá até a costa do Atlântico, os termômetros registram hoje marcas abaixo dos 20 graus sob zero que, junto com o chamado efeito vento, deixam a sensação térmica abaixo dos -30 graus centígrados.

As autoridades advertiram que, com estas condições, as partes expostas do corpo congelam em poucos minutos e aconselham que as pessoas não saiam de casa. No norte da província de Ontário, onde não existem grandes centros urbanos, mas pequenas comunidades indígenas, as temperaturas estão chegando a -50 graus centígrados.

Em Montreal, a principal cidade da província de Québec, a temperatura na manhã de hoje era de -38 graus centígrados. A companhia elétrica da província solicitou que seja reduzido o consumo de energia de eletrodomésticos entre as 16h e 20h para poder fazer frente à esperada demanda extra devido às baixas temperaturas.

Na província de Nova Escócia, no litoral do Atlântico, os meteorologistas prevêem que, além das temperaturas extremas, a região sofrerá um forte tempestade que depositará entre 15 e 30 centímetros de neve nas próximas horas.

Em Toronto, onde na semana passada cerca de 250 mil pessoas ficaram sem eletricidade vários dias devido a uma tempestade de gelo, as temperaturas se situavam em -29 graus centígrados com o efeito vento.

Embora a Toronto Hydro tenha dito que todos os clientes recuperaram já o serviço após a tempestade de gelo, em algumas zonas se estavam produzindo cortes intermitentes de eletricidade devido ao consumo extra de energia para combater o frio.

As autoridades municipais de Toronto também habilitaram camas extras nos refúgios para acolher mais pessoas sem-teto.

Enquanto isso, no litoral oeste do Canadá, a situação é mais moderada. A cidade de Vancouver deve ter hoje uma temperatura máxima de 8 graus centígrados e chuva.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade