PUBLICIDADE

Mundo

Bulgária prepara envio de forças para fronteiras com Grécia e Macedônia

21 ago 2015 - 16h14
Compartilhar
Exibir comentários

A Bulgária anunciou hoje (21) que está preparada para enviar forças para garantir a segurança das suas fronteiras com a Grécia e com a Macedônia face a qualquer novo afluxo de refugiados.

O anúncio é feito um dia depois a Macedônia ter declarado o estado de emergência e fechado a sua fronteira com a Grécia devido ao grande afluxo de migrantes que procuram atravessar o país para chegar à Sérvia e daí seguir para a União Europeia (UE).

A decisão pode ter como consequência uma reorientação dos migrantes para a Bulgária, que tem fronteira com a Macedônia (sudoeste) e com a Grécia (sul).

“Relativamente à complicada situação nos países vizinhos e à vaga de refugiados, o Ministério da Defesa vai propor medidas concretas para garantir a segurança da fronteira do Estado com o Ministério do Interior”, lê-se em um comunicado do Ministério da Defesa búlgaro.

“As Forças Armadas realizarão atividades conjuntas com a polícia fronteiriça para reforçar o controle da fronteira”, acrescentou.

A ministra do Interior, Rumyana Bachvarova, disse à imprensa que as autoridades não detectaram até o momento qualquer “aumento importante” no número de migrantes, mas que se reuniu com o primeiro-ministro, Boyko Borisov, e outros responsáveis governamentais para discutir medidas.

Até agora, a prioridade da Bulgária em matéria de imigração tem sido o controle da sua fronteira com a Turquia (sudeste), para onde destacou mais de 1.000 polícias adicionais e está a expandir uma vedação de 30 quilômetros.

A Bulgária é membro da União Europeia (UE), mas não pertence ao espaço de livre circulação Schengen. Muitos migrantes tentam atravessar a Bulgária para chegar à Sérvia, que não pertence à UE, e seguir para a Hungria, membro da UE e de Schengen.

A Hungria está construindo uma controversa vedação na fronteira com a Sérvia, que deverá estar concluída no final de agosto.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade