PUBLICIDADE

Mundo

Britânico Higgs e belga Englert ganham Nobel de física

8 out 2013 - 08h12
(atualizado às 08h17)
Compartilhar

O britânico Peter Higgs e o belga François Englert ganharam o prêmio Nobel de física de 2013 por preverem a existência do bóson de Higgs, a partícula-chave para explicar por que a matéria elementar tem massa, anunciou o comitê do Nobel nesta terça-feira.

Os dois cientistas eram favoritos para dividir o prêmio de 8 milhões de coroas suecas (1,25 milhão de dólares) desde que o trabalho teórico deles foi finalmente confirmado por experimentos realizados no gigantesco colisor de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como Cern.

"A teoria premiada é uma parte central do Modelo Padrão das partículas físicas que descreve como o mundo é construído", disse a Real Academia Sueca de Ciências em comunicado.

"De acordo com o Modelo Padrão, tudo, de flores e pessoas a estrelas e planetas, consiste de apenas alguns blocos de construção: partículas de matéria."

O Nobel de física é o segundo a ser entregue este ano. Os prêmios por reconhecimento em ciências, literatura e paz foram entregues pela primeira vez em 1901, de acordo com o testamento do inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel.

(Reportagem de Niklas Pollard)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade