inclusão de arquivo javascript

Brasil tem ‘apartheid educacional’, diz reportagem do Global Post | Brazil no radar
Brasil tem ‘apartheid educacional’, diz reportagem do Global Post | Brazil no radar

Brazil no radar

Brasil tem ‘apartheid educacional’, diz reportagem do Global Post

0 Comentário
 
 

A divisão entre a educação oferecida a ricos e pobres no Brasil “cimenta a desigualdade” social do país desde a infância, segundo uma reportagem publicada pelo portal Global Post, especializado em coberturas internacionais. O texto faz parte de uma ampla cobertura que o Post dedica a problemas de desigualdade no mundo.

A reportagem compara a realidade de uma escola privada cara do Rio de Janeiro com a encontrada por estudantes pobres em escolas na favela. A diferença entre as duas, segundo o texto, acabará sendo perpetuada na vida dos estudantes, que vão representar seu futuro em classes sociais diferentes.

“Muitos especialistas dizem que a educação em dois níveis acentua a enorme separação entre ricos e pobres”

Bem escrito, o texto apresenta bem a realidade da educação brasileira, mas ignora os recentes avanços de pacificação das favelas do Rio de Janeiro e generaliza que “na Rocinha, escolas públicas são superlotadas e aulas às vezes são interrompidas por tiroteios do tráfico de drogas”.

 

Por

Daniel Buarque Daniel Buarque

Daniel Buarque

Editor-Executivo de Conteúdo do Terra, é autor de "Brazil, um País do presente - A imagem internacional do 'País do futuro'" (Alameda). Publicou também os livros "Comendo a Grande Maçã" e "Por um fio"



compartilhe e assine o blog




Sorry, your browser does not handle frames!<a href="http://www.terra.com.br/"> terra </a>

 
 
Leia também X 'Avançamos muito', diz jornal inglês. 'Na última vez, o brasileiro assediado foi morto a tiros'