inclusão de arquivo javascript

Brasil está longe de ser milagre econômico, diz ‘Independent’ | Brazil no radar
Brasil está longe de ser milagre econômico, diz ‘Independent’ | Brazil no radar

Brazil no radar

Brasil está longe de ser milagre econômico, diz ‘Independent’

0 Comentário

“Infraestrutura pobre, preocupações sobre intervenção do Estado na economia e dados fracos de PIB são apenas alguns dos obstáculos ameaçando o maior país da América Latina.”

Em tom crítico, o jornal britânico “Independent” aponta as fraquezas do Brasil e explica o que faz com que a economia do país “esteja longe do milagre econômico que alguns acreditam que ela é”.
 
O repórter Jamie Dunkley visitou o país e descreve entrevista com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e discursos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendendo que a desaceleração não representa necessariamente uma crise. Ele ressalta o crescimento do país nas últimas décadas e destaque que regiões mais pobres têm assistido a uma melhora na qualidade de vida, mas indica que ainda falta muito a ser feito no país.
 
“Um executivo de um grupo de construção do Reino Unido disse ao ‘Independent’ que ficou impressionado com o quanto atrasado o Brasil está em sua preparação para a Copa do Mundo, com estádios, estradas e aeroportos longe de estarem prontos.”
 
A ideia geral é de que o país avançou em relação a seu passado, mas que ainda está longe de ser o que a euforia de alguns investidores faz parecer.
 

É uma opinião semelhante à que se percebe numa reportagem da recista de economia “Forbes” publicada no mesmo dia. 
 
Em “No Brasil, cuidado com o que você deseja”, a revista ressalta que o País alcançou recentemente marcas históricas de baixa inflação, baixos juros e altos créditos – “tudo o que sempre quis”-, mas indica que isso não trouxe o crescimento econômico esperado.
 
“O que está acontecendo com o Brasil?”, pergunta, antes de discorrer sobre a diminuição de investimentos e os limites do consumo no país, dividido entre o modelo americano e o modelo europeu para a economia.
 
“Quando se trata de dinheiro barato, o Brasil quer ser americano. Eles querem ser europeus. Mas esses dois mundos são diferentes. Eles não deveriam poder colidir.”
Daniel Buarque Daniel Buarque

Daniel Buarque

Editor-Executivo de Conteúdo do Terra, é autor de "Brazil, um País do presente - A imagem internacional do 'País do futuro'" (Alameda). Publicou também os livros "Comendo a Grande Maçã" e "Por um fio"



compartilhe e assine o blog




Sorry, your browser does not handle frames!<a href="http://www.terra.com.br/"> terra </a>

 
 
Leia também X 'Avançamos muito', diz jornal inglês. 'Na última vez, o brasileiro assediado foi morto a tiros'