PUBLICIDADE

Mundo

Brasil retomará caminho do crescimento a partir de 2013, aponta OCDE

29 mai 2013 - 06h28
(atualizado às 07h30)
Compartilhar

O Brasil retomará o caminho do crescimento perdido no último ano a partir de 2013, quando deverá apresentar um Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, dois pontos acima do magro 0,9% alcançado em 2012, informou nesta quarta-feira a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em um relatório de perspectivas publicado hoje em Paris, a organização ressalta que o PIB nacional subirá 3,5% em 2014 devido às políticas de relançamento orçamentário e monetário, embora a OCDE ressalte a intensificação das tensões inflacionárias.

Segundo a OCDE, o índice de inflação em 2013 alcançará 6,2% e só será reduzido a 5,2% em 2014, um número ainda muito acima da meta de 4,5%.

Para estimular o crescimento, os autores do relatório recomendam a eliminação dos impedimentos estruturais mediante a melhora das infraestruturas, a redução da carga fiscal e a simplificação dos sistemas tributários. Além disso, a OCDE defende um maior reforço dos mercados de capitais privados a longo prazo.

No estudo, a OCDE indica que as autoridades brasileiras deverão avaliar a eficácia e as consequências das crescentes ajudas do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social e sugere que poderia ser conveniente ampliar a reavaliação dessas ajudas a todas as transferências orçamentárias.

A OCDE também assinala que seria preciso revisar a eficácia dos recentes incrementos das tarifas alfandegárias sobre importações, que, a principio, deveriam ser temporárias, assim como certos sistemas de apoio à indústria local.

Por último, o relatório da organização alerta que, embora haja sinais de uma recuperação do investimento, dúvidas poderiam surgir caso uma deterioração da confiança nas políticas econômicas fosse registrada.

Concretamente, a OCDE recomenda que haja uma comunicação "transparente" sobre as contas públicas e uma atuação cautelosa com o controle do índice de inflação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade