PUBLICIDADE

Mundo

BP: operação contra vazamento continuará por mais 24 horas

A operação para tapar o vazamento de petróleo que originou a mancha de óleo no Golfo do México continuará por 24 horas ou mais, informou nesta quinta-feira um funcionário da petroleira britânica BP, reconhecendo que ainda sai petróleo do poço.

27 mai 2010 - 23h15
Compartilhar

LOUISIANA, EUA, 27 Mai 2010 (AFP) -A operação para tapar o vazamento de petróleo que originou a mancha de óleo no Golfo do México continuará por 24 horas ou mais, informou nesta quinta-feira um funcionário da petroleira britânica BP, reconhecendo que ainda sai petróleo do poço.

"Devo dizer que esta operação continua. Está sendo realizada de acordo com nosso plano e, provavelmente, continuará por ao menos 24 horas", disse o chefe de operações da BP, Doug Suttles, em coletiva de imprensa.

Suttles completou que continua saindo petróleo do poço.

Mais cedo, a Guarda Costeira anunciou que a British Petroleum havia conseguido deter o vazamento, após realizar uma complexa operação de selagem, advertindo, porém, que ainda era preciso esperar para ver se a tubulação manteria a estabilidade.

"Conseguiram estabilizar o fluxo e estão bombeando barro para dentro. Foi detida a saída de hidrocarbonetos", declarou o comandante da Guarda Costeira, Thed Allen, à rádio WWL First News.

Allen não declarou o sucesso da operação, mas disse que há uma avaliação positiva da última tentativa da BP de interromper o vazamento de petróleo, que está causando uma catástrofe ecológica na costa americana.

Três embarcações da BP bombearam lodo em alta pressão na tubulação quebrada para deter o fluxo de petróleo e de gás, antes de selá-la com cimento. Essa operação nunca havia sido realizada a 1.500 metros de profundidade.

Allen explicou que a BP estava agora "observando e esperando para ver como a tubulação se estabiliza".

O maré negra provocada pelo vazamento já contamina 160 km da costa da Louisiana.

A plataforma de petróleo Deepwater Horizon, operada pela BP, afundou em alto mar no dia 20 de abril, depois de explodir, matando 11 funcionários.

O governo investiga as circunstâncias do acidente que provocou um dos piores vazamentos de óleo registrados nos Estados Unidos.

jkb/lb/LR

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade