PUBLICIDADE

Mundo

Bombas matam 4 no Daguestão; 2 morrem em tiroteio perto de Moscou

20 mai 2013 - 18h19
(atualizado às 18h26)
Compartilhar

Dois carros-bomba mataram pelos menos quatro pessoas e feriram outras dezenas nesta segunda-feira em um dos ataques mais sangrentos neste ano no Daguestão, uma turbulenta província russa no Cáucaso do Norte onde grupos armados travam uma insurgência islâmica.

Carros-bomba, atentados suicidas e tiroteios são comuns no Daguestão, no centro de uma insurgência enraizada em duas guerras pós-soviéticas contra rebeldes separatistas na vizinha Chechênia.

Tais ataques são raros em outras partes da Rússia, mas em um incidente separado no subúrbio de Moscou nesta segunda-feira, forças de segurança mataram dois militantes suspeitos de tramarem um ataque na capital e prenderam um terceiro suspeito após um tiroteio.

Inicialmente, investigadores disseram que oito pessoas foram mortas pelas explosões sucessivas em Makhachkala, capital do Daguestão, mas forças de seguranças e autoridades da saúde revisaram o número de mortos para quatro e disseram que 40 pessoas ficaram feridas.

O Daguestão, uma região de maioria muçulmana, mas com presença de diversas etnias, fica entre a Chechênia e o Mar Cáspio. A província se tornou a mais violenta do Cáucaso do Norte, onde insurgentes dizem que lutam por um Estado islâmico no sul da Rússia.

Pelo menos 405 pessoas foram mortas no Daguestão em violência ligada à insurgência no ano passado, de acordo com o site Caucasian Knot, que rastreia os acontecimentos na região.

(Por Steve Gutterman)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade