PUBLICIDADE

Mundo

Boko Haram será derrotado em 1 mês, diz presidente nigeriano

Goodluck Jonathan disse que os territórios serão retomados em um mês

20 mar 2015 - 08h23
(atualizado às 09h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Exército afirma que está avançando sob territórios dominados pelo Boko Haram
Exército afirma que está avançando sob territórios dominados pelo Boko Haram
Foto: BBC / Reprodução

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, disse esperar que todo o território tomado pelo grupo militante islâmico Boko Haram seja retomado dentro de um mês. "Eles estão ficando mais fracos a cada dia", disse ele à BBC.

Mas o presidente - que concorre à reeleição em uma semana - admitiu que a resposta ao avanço inicial dos insurgentes no nordeste da Nigéria foi muito lenta. O Exército tem, recentemente, reivindicado vitórias sobre o Boko Haram em um conflito que já matou milhares desde 2012.

Seus avanços coincidiram com a expansão da luta contra os militantes, envolvendo as forças armadas do Chade, Níger e Camarões.

O governo do presidente Jonathan tem sido duramente criticado por seu insucesso na luta contra os insurgentes. Ele já disse várias vezes que está virando o jogo contra a Boko Haram - mas os fatos não confirmaram isso.

O presidente adiou a eleição de fevereiro por seis semanas, dizendo que as Forças Armadas precisavam de mais tempo para dar segurança ao país.

Meninas sequestradas

Em uma entrevista exclusiva ao correspondente da BBC Will Ross, na capital Abuja, Jonathan disse: "Estou muito esperançoso de que não levaremos mais de um mês para recuperar os territórios que estão nas mãos do Boko Haram."

No início desta semana, o Exército nigeriano disse que os militantes já não controlavam nenhum centro urbano em Yobe e Adamawa - dois dos três Estados mais afetados no nordeste do país. O governo já fez afirmações semelhantes no passado.

Presidente enfrenta eleições na próxima semana
Presidente enfrenta eleições na próxima semana
Foto: BBC / Reprodução

Recentemente, os militares também afirmaram que o Estado de Borno, o berço do Boko Haram, logo seria liberado. No entanto, o presidente Jonathan admitiu na entrevista que as autoridades tinham "subestimado" os militantes e que inicialmente não tinham recursos suficientes para combatê-los.

Jonathan disse que novos equipamentos militares, bem como a cooperação com países vizinhos, ajudaram a empurrar os jihadistas para fora das cidades e vilarejos. O presidente também disse que as autoridades continuarão a busca pelas 219 alunas sequestradas de Chibok pelo Boko Haram no ano passado.

A eleição presidencial na Nigéria está marcada para 28 de março.

O Boko Haram:

- Fundado em 2002, inicialmente centrado em combater a educação de estilo ocidental

- Boko Haram significa "educação ocidental é proibido" na língua hausa

- Lançaram operações militares em 2009 para criar um Estado islâmico

- Provocaram milhares de mortes, em sua maioria, no nordeste da Nigéria

- Também atacaram a polícia e a sede da ONU no capital, Abuja

- Sequestraram centenas de pessoas, incluindo pelo menos 200 meninas estudantes

- Controlam várias cidades no nordeste do país

- Anunciaram uma aliança com o "Estado Islâmico" em 2015

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade