PUBLICIDADE

Cervantes ganha prêmio mundial de inovação por biblioteca virtual

Cervantes ganha prêmio mundial de inovação por biblioteca virtual

26 fev 2013 - 15h37
(atualizado às 16h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes e a Biblioteca Nacional da França ganharam o Prêmio Stanford de Inovação em Bibliotecas de Pesquisa (Spirl, sigla em inglês), e a Universidade de Griffith da Austrália e a Biblioteca Pública de Nova York receberam menções de mérito.

No total, 24 instituições concorreram ao Spirl, que premia programas, projetos e serviços pioneiros desenvolvidos por bibliotecas de todo o mundo.

O prêmio recebido pela Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes representa o reconhecimento internacional da instituição pela qualidade e diversidade de obras e conteúdos, entre os quais se destacam as edições críticas integrais, utilizadas pela comunidade mundial de pesquisadores.

A Stanford University Library, responsável pelo Spirl, ressaltou que a Cervantes enfrenta os desafios das bibliotecas digitais de maneira inovadora e eficiente, tendo desenvolvido um projeto aberto que tem como principal objetivo favorecer os usuários. Além disso, apresenta um suporte de desenvolvimento em código aberto.

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (www.cervantesvirtual.com) foi criada em 1999 por iniciativa conjunta da Universidade de Alicante, do Banco Santander e da Fundação Botín.

Em 2001, surgiu a Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, que, desde então, trabalha para transformar seu grande acervo digital em referência de língua espanhola na internet, sob a presidência de Mario Vargas Llosa, que ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 2010.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade