PUBLICIDADE

Mundo

Berlusconi é acusado de se envolver em fraude quando era premiê

23 mai 2013 - 18h04
(atualizado às 18h25)
Compartilhar

O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi se envolveu em um esquema de fraude tributária quando era chefe de governo, disse um tribunal de Milão em um documento divulgado na quinta-feira, no qual explica sua decisão anterior de manter uma condenação a quatro anos de prisão.

Os crescentes problemas judiciais de Berlusconi criam tensões na frágil coalizão de governo da Itália, sobre a qual o político conservador tem poder de veto. O caso da fraude tributária está se aproximando do seu recurso final, e um julgamento definitivo é possível dentro de um ano.

O tribunal disse haver provas de que Berlusconi comandava o esquema, no qual é acusado de ter inflacionado o preço pago por direitos para a exibição de filmes por sua rede Mediaset, a fim de reduzir o faturamento tributável. A fraude teria durado muitos anos, incluindo a época em que ele foi primeiro-ministro.

Na decisão de 8 de maio, os magistrados rejeitaram a alegação de que Berlusconi estava ocupado demais com a política para se envolver nesse plano. Eles determinaram que mesmo quando era premiê Berlusconi continuava sendo responsável pelas principais decisões da Mediaset, incluindo a gestão de direitos televisivos.

Berlusconi, de 76 anos, foi premiê em quatro ocasiões, entre 1994 e 2011. Ele também está sendo julgado por pagar para fazer sexo com uma menor de idade.

(Reportagem de Sara Rossi)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade