PUBLICIDADE

Mundo

Bento XVI pede orações pela Igreja "neste particular momento"

13 fev 2013 - 16h16
Compartilhar

O papa Bento XVI, que renunciará ao Pontificado no próximo dia 28, pediu nesta quarta-feira que os fiéis orem pela Igreja "neste particular momento".

O pontífice fez estes pedidos na missa da Quarta-Feira de Cinzas, que tradicionalmente é realizada na basílica romana de Santa Sabina, mas que foi transferida nesta ocasião ao Vaticano para permitir que um maior número de fiéis pudesse estar perto do papa nos últimos dias de seu Pontificado.

"As circunstâncias sugeriram que nos reunamos em torno do túmulo de São Pedro para pedir pela Igreja neste particular momento, renovando nossa fé em Cristo. Para mim, é a ocasião propicia para agradecer a todos, especialmente aos fiéis da diocese de Roma, enquanto me disponho a concluir meu Ministério e para lhes pedir uma particular lembrança em suas preces".

Esta foi a segunda vez hoje que o papa se referiu publicamente a sua decisão de renunciar ao Pontificado após quase oito anos de Pontificado (foi eleito em 19 de abril de 2005).

Durante a audiência pública desta manhã, Bento XVI disse que decidiu renunciar ao Pontificado "em plena liberdade para o bem da Igreja" e após "ter orado por muito tempo" e examinado sua "consciência diante de Deus".

O papa Ratzinger acrescentou, falando para cerca de dez mil fiéis: "sou consciente da importância do fato, mas também consciente de não ser capaz de promover o Ministério de Pedro com a força física e o espírito que isso requer".

O papa reconheceu que estes últimos dias "não são fáceis" para ele, mas que notou "quase fisicamente a força da prece que o amor da Igreja" lhe deu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade