PUBLICIDADE

Mundo

Barco militar dos EUA dispara contra pequena embarcação no Golfo Pérsico

Compartilhar

WASHINGTON, EUA, 16 Jul 2012 (AFP) -Um barco americano abriu fogo nesta segunda-feira contra uma pequena embarcação a motor que foi considerada uma ameaça perto do litoral dos Emirados Árabes no Golfo Pérsico, informou o Pentágono, sem dar maiores detalhes.

Uma fonte da chancelaria dos Emirados Árabes Unidos, por sua vez, indicou que no ataque um pescador indiano morreu e três ficaram feridos depois de serem alcançados pelos disparos.

"Os serviços correspondentes estão investigando o ocorrido", afirmou a fonte da chancelaria, Tarek Ahmed al Hidan, à agência oficial WAM.

O petroleiro "USNS Rappahannock" abriu fogo com metralhadoras pesadas contra a embarcação civil depois que esta não respondeu às advertências e quando se aproximou rapidamente do navio americano, informou a V Frota dos Estados Unidos em um comunicado.

"A tripulação americana tentou em reiteradas oportunidades avisar a quem conduzia o barco que se afastasse", afirma o comunicado.

"Ao fracassar os esforços para impedir que o barco continuasse se afastando, a equipe de segurança do Rappahannock disparou projéteis de 50 milímetros com uma metralhadora pesada", acrescentou.

A V Frota, cuja base fica no Bahrein, não indicou se houve vítimas, mas, segundo a imprensa americana, uma pessoa teria morrido e três teriam ficado feridas.

O incidente aconteceu perto de Jebel Ali, uma cidade dos Emirados Árabes Unidos situada entre Abu Dabi e Dubai.

A marinha americana reforçou sua presença nos últimos meses no Golfo, ao qual tem acesso pelo estratégico Estreito de Ormuz, para enfrentar uma eventual crise com o Irã, que dispõe de inúmeras pequenas embarcações rápidas dotadas de lança-mísseis.

Foi aberta uma investigação sobre o incidente, afirmou o Pentágono.

mra/bar/ll/dg/cn

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade