PUBLICIDADE

Bancos gregos podem reabrir na terça-feira

Presidenta da União Grega de Bancos negou informações sobre confisco de dinheiro em depósitos superiores a 8 mil euros

4 jul 2015 - 13h14
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Bancos na Grécia podem voltar a abrir na próxima terça-feira, segundo presidente de União Geral dos bancos
Bancos na Grécia podem voltar a abrir na próxima terça-feira, segundo presidente de União Geral dos bancos
Foto: Twitter

O Conselho de Governadores do Banco Central (BCE) grego reúne-se na segunda-feira para decidir se oferecerá liquidez aos bancos gregos por meio do mecanismo de empréstimos de emergência, congelados na semana passada. A presidente da União Grega de Bancos, Luka Katseli, disse neste sábado que há uma "alta probabilidade" de os bancos reabrirem na terça-feira (7) ou o mais tardar na quarta-feira (8), ainda que seja sob controle de capitais.

A vigência do decreto-lei que, entre outras restrições, prevê saques máximos de 60 euros nos caixas eletrônicos termina na segunda-feira à noite. Em declarações ao canal de TV Mega, Luka Katseli acrescentou que o nível de restrição dependerá da liquidez existente na terça-feira. "A solvência dos bancos gregos está sendo controlada pelo BCE. Quanto mais cedo voltamos ao normal, mais depressa evitaremos situações desagradáveis no futuro", disse.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A presidente negou categoricamente informações divulgadas pelo jornal britânico Financial Times, segundo o qual há planos para confiscar dinheiro em depósitos superiores a 8 mil euros.  O Ministério das Finanças classificou a publicação como uma provocação que prejudica o referendo de domingo e pediu ao jornal para retirar essas afirmações.

*Com informações da Agência Lusa

Horas de desespero:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade