PUBLICIDADE

Mundo

Autoridades húngaras começam a remover população por risco de inundação

6 jun 2013 - 07h04
Compartilhar

As autoridades húngaras começaram a remover os moradores de várias localidades situadas junto ao Rio Danúbio por causa do risco de inundação, um medida que, até o momento, afetou aproximadamente 250 pessoas.

O primeiro-ministro, Viktor Orbán, indicou hoje que, "na pior das hipóteses", seria preciso remover dezenas de milhares de pessoas em todo o país, enquanto seu governo mobilizou o Exército para que participe das obras de proteção.

Milhares de húngaros participam como voluntários nas obras de defesa e proteção dos diques ao longo do Danúbio.

Até o momento, as remoções afetaram localidades como Esztergom, Budakalász, Szentendre, Dunabogdány, enquanto as águas estão por isolar a região de Kisoroszi, ao norte de Budapeste, na ilha Szentendrei.

Segundo as previsões do Corpo Operacional Nacional (OMIT), os níveis em Budapeste poderão chegar até 8,85 metros (frente aos 8,70 previstos ontem).

O OMIT informou que o alerta de inundação foi acionado na Hungria em um total de 688 quilômetros de diques junto a vários rios do país.

As autoridades asseguraram hoje que a usina nuclear de Paks, situada ao sul de Budapeste e junto ao Danúbio, "de nenhuma maneira" está em perigo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade