PUBLICIDADE

Mundo

Autoridades desmantelam aglomeração de refugiados entre Sérvia e Eslovênia

21 out 2015 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de três mil refugiados que esperavam na passagem de Berkasovo, entre a Sérvia e a Croácia, conseguiram forçar nesta quarta-feira a entrada neste último país após uma noite fria à esmo, enquanto entre a Croácia e a Eslovênia houve um desmantelamento de uma aglomeração de refugiados que tentavam passar por ali.

Os refugiados começaram a empurrar as barreiras de metal nesta manhã até conseguir separá-las e em poucos minutos quase todos entraram em território croata, sem que a polícia tentasse impedí-lo, informou a emissora sérvia "RTS".

Nestes momentos, este cruzamento, onde nos últimos dias houve uma aglomeração quase constante de entre 2 mil e 3 mil pessoas, aparece vazio, embora espera-se que novos grupos de refugiados cheguem nas próximas horas.

Só ontem, cerca de 6 mil pessoas entraram na Croácia, aproximadamente o mesmo número que se calcula entram a cada dia na Sérvia desde Macedônia.

Antes de forçar seu cruzamento, a situação dos refugiados na fronteira entre Sérvia e Croácia era muito difícil, segundo explicaram à Agência Efe fontes no terreno.

"Há uma aglomeração de entre 2 mil a 3 mil pessoas que esperam no meio do frio. As autoridades da Croácia deixam passar cada certo tempo váriss centenas e outros novos vão chegando", explicou à Efe Melita Sunjic, porta-voz regional da Agência da ONU para os Refugiados (Acnur).

Sunjic relatou que muitos dos refugiados estavam molhados devido ao lodo que formado pelas intensas chuvas, mas que a situação melhorou um pouco já que deixou de chover e melhorou a distribuição da ajuda humanitária.

"Estamos repartindo cobertores, roupas impermeáveis, alimentos e água, e instalamos várias tendas nas quais podem descansar. O problema é que ninguém quis dormir para não ficar para trás quando as autoridades croatas abrirem a passagem", disse.

Os refugiados desejam atravessar a Croácia rumo à Eslovênia para passar dali à Áustria, Alemanha e outros países da Europa Ocidental.

Na fronteira entre Croácia e Eslovênia, onde também se formaram engarrafamentos e gargalos nos últimos dias, a situação melhorou também, como explicou a Efe a porta-voz da Cruz Vermelha Croata, Katarina Zoric.

"Os eslovenos inclusive deixaram passar um trem cheio de refugiados esta manhã, de modo que nem parou em ++Cakovec++", uma cidade croata próxima à Eslovênia.

Segundo a imprensa local, as autoridades croatas seguiram levando aos refugiados em ônibus e trens durante a noite passada a vários passos na fronteira com a Eslovênia.

Desde que a Hungria fechasse no sábado passado sua fronteira com a Croácia, como tinha feito antes com a Sérvia, se produziu um longo desvio na rota dos Bálcãs pela que os refugiados fogem da guerra e a pobreza em seus países da Ásia e o Oriente Médio.

A Eslovênia, sobrecarregado pelo enorme quantidade de chegadas, estabeleceu cotas de entrada e regula o ritmo de admissões conforme os refugiados saem de seu território rumo à Áustria.

O exército esloveno desdobrou soldados e blindados na fronteira croata para ajudar a polícia no controle da limite.

Atualmente, cerca de 11 mil pessoas se alojam nos centros de atendimento temporário eslovenos.

Em um deles, em Brezice, se declarou hoje um incêndio que queimou a metade das tendas de campanha, sem que se tenha informação sobre vítimas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade