PUBLICIDADE

Mundo

Autoridade malaia acusa turistas nus de causar terremoto

Para vice-governador, atitude dos estrangeiros irritou 'espíritos da montanha'; um montanhista teria sido detido pelas autoridades

9 jun 2015 - 06h54
(atualizado às 08h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Malaios prestam homenagem aos alpinistas que morreram no terremoto
Malaios prestam homenagem aos alpinistas que morreram no terremoto
Foto: AFP

Para um funcionário do governo da Malásia, o terremoto que atingiu o país na sexta-feira (5) e deixou 16 mortos teve pouco a ver com a atividade sísmica da região.

Joseph Pairin Kitingan, que ocupa um cargo semelhante ao de vice-governador na província de Sabah, disse que a tragédia foi causada por um grupo de turistas ocidentais que recentemente tiraram fotos nus no Monte Kinabalu, próximo ao epicentro do tremor.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Pairin disse que a atitude dos turistas irritou os espíritos da montanha: "O terremoto é uma prova das consequências, que já temíamos, das ações (dos turistas). Temos que entender essa tragédia como um alerta, sobre como as crenças e costumes locais não podem ser desrespeitados."

Segundo o governo da Malásia, alguns dos turistas já foram identificados; entre eles estão dois canadenses, um alemão e um holandês.

Autoridades malais estão orientadas a não permitirem que eles deixem o país, enquanto as investigações estiverem em curso.

Segundo a mídia local, ao menos um dos turistas teria sido preso.

'Sociedade moderna'

Moradores da região acreditam que o Kinabalu é sagrado por ser o último local de descanso de seus ancestrais.

Para muitos habitantes de Sabaha, não há relação entre o tremor e a atitude dos estrangeiros, mas alguns se ofenderam com a nudez.

"Eu não posso confirmar se os turistas causaram o terremoto ou não. Somos uma sociedade moderna, mas temos nossas crenças, e elas têm de ser respeitadas", disse Supni, um guia do Monte Kinabalu.

Para vice-governador, atitude dos estrangeiros irritou os espíritos do Monte Kinabalu
Para vice-governador, atitude dos estrangeiros irritou os espíritos do Monte Kinabalu
Foto: BBC Mundo / Copyright

O guia, que acha que os turistas devem ser punidos, conta que estava levando um grupo de montanhistas pela região, quando ocorreu o terremoto que deixou ao menos 137 pessoas isoladas.

Supni conta que ele e seu grupo precisaram caminhar por 12 horas, depois de serem informados que os helicópteros de resgate não estavam conseguindo chegar ao local onde estavam por conta do tempo ruim.

Ele conta que o grupo passou por alguns corpos presos nas pedras. "Passávamos em silêncio pelos corpos, em sinal de respeito. Muitas pessoas estavam chorando, mas tentamos manter a calma", disse.

O antropólogo Paul Porodong, da Universidade da Malásia em Sabah, disse em entrevista ao jornal Star que tribos locais relacionam atos desrespeitosos a acidentes e que a nudez do grupo se encaixaria nessa crença.

Segundo a mídia local, ao menos um dos turistas teria sido preso. Para os próximos dias, a população local está planejando um ritual tradicional no Monte Kinabalu para "acalmar os espíritos".

Malásia resgata alpinistas após terremoto em Bornéu:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade