PUBLICIDADE

Mundo

Austrália emite novos alertas por incêndios perto de Melbourne

16 fev 2009 - 21h57
(atualizado às 22h05)
Compartilhar

As autoridades australianas emitiram nesta segunda-feira novos alertas para os 6,5 mil moradores de Healesville, cerca de 60 km ao nordeste de Melbourne, ameaçados por um dos seis focos que continuam ardendo e sem controle no estado de Victoria.

Os fortes ventos que sopraram no começo da manhã de hoje espalharam as chamas de novo a poucos quilômetros das casas de Healesville, disse o porta-voz dos bombeiros, Darren Grevis-James, em comunicado. As chamas ameaçam também Wilsons Promontory, um parque natural situado cerca de 220 quilômetros ao sudeste de Melbourne.

Além de evitar que os focos fora de controle alcancem as zonas povoadas, a prioridade dos bombeiros é proteger as bacias de água para garantir o fornecimento de Melbourne, explicou Grevis-James, já que essas poderiam ser contaminadas com as cinzas.

Nesta segunda-feira, as autoridades australianas aumentaram de 181 a 189 o número oficial de mortos nos incêndios de Victoria, e advertiram de que o número continuará subindo. As previsões meteorológicas para os próximos dois dias são estáveis, disseram hoje os bombeiros, e ajudarão a construir mais linhas de contenção, mas a floresta continua estando muito seca e é muito fácil que as chamas ressurjam.

No total, quatro mil bombeiros, além de voluntários, combatem as chamas com o apoio de caminhões, aviões-tanque e maquinaria pesada. Além dos mortos, os incêndios destruíram 1,8 mil casas, arrasaram 455 mil hectares, e deixaram sete mil deslocados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade