PUBLICIDADE

África

Ataque a prisão deixa 2 mortos e 10 feridos na capital do Níger

1 jun 2013 - 14h13
(atualizado às 15h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Homens armados mataram dois guardas e feriram cerca de 10 outras pessoas em um ataque a uma prisão em Niamei, capital do Níger, neste sábado, uma semana depois que grupos ligados à Al Qaeda invadiram uma mina de urânio e um quartel do Exército.

Moradores disseram que o ataque começou por volta de 12h (horário de Brasília), quando um grupo de homens abriu fogo contra os guardas na entrada da prisão. Eles disseram que também ouviram uma forte explosão.

Ila Yaye, que mora perto da prisão, disse à Reuters que viu vários guardas caírem. Não ficou imediatamente claro quem havia realizado o ataque.

"Há dois mortos e cerca de 10 outros feridos, mas este número de mortos pode subir, pois várias pessoas foram gravemente feridas", disse um oficial da divisão de inteligência da polícia à Reuters, pedindo para não ser identificado. Um funcionário da prefeitura confirmou o número de vítimas.

Uma testemunha da Reuters disse que policiais foram enviados à prisão para reforçar os guardas que ficaram sob fogo por cerca de 45 minutos. Moradores fugiram quando a polícia bloqueou estradas que levam à instalação penitenciária, permitindo que apenas ambulâncias entrassem na área.

Mokhtar Belmokhtar, um veterano de operações do braço norte-africano da Al-Qaeda, afirmou que seus combatentes e o grupo militante Mujwa estavam por trás dos ataques a um quartel do Exército em Agadez em 23 de maio, bem como a uma mina explorada pela empresa francesa Areva na remota cidade de Arlit.

Ele disse que os ataques, que mataram 24 soldados e um civil, foram perpetrados em retaliação ao papel do Níger em uma guerra liderada pela França contra grupos islâmicos armados no vizinho Mali.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade