PUBLICIDADE

Mundo

Assange viveu os últimos meses em Londres

O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, morou em Londres nos últimos meses, trabalhando a partir do clube de jornalistas da capital britânica, revelou nesta terça-feira o criador do Frontline Club.

7 dez 2010 - 23h10
Compartilhar

LONDRES, 7 dez 2010 (AFP) -O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, morou em Londres nos últimos meses, trabalhando a partir do clube de jornalistas da capital britânica, revelou nesta terça-feira o criador do Frontline Club.

Vaughan Smith, fundador do Frontline Club, no centro de Londres, confirmou que Assange residiu durante os últimos meses na capital britânica.

"Ele mesmo decidiu se instalar no Frontline Club a maior parte do tempo", disse Smith à AFP.

Nos últimos meses, exceto por algumas viagens ao exterior, Assange permaneceu no clube, onde tinha as instalações necessárias para realizar seu trabalho e de onde participou de vários debates públicos sobre o WikiLeaks e a situação da imprensa moderna, revelou Smith.

"Veio para cá essencialmente porque somos independentes... sentia que era um lugar seguro para realizar seu trabalho...", explicou o fundador do clube.

Assange foi detido hoje e permanecerá em prisão preventiva até o dia 14 de dezembro, por decisão de um tribunal de Londres.

Sobre o criador do WikiLeaks pesava uma ordem de prisão emitida pela promotoria sueca, pelo suposto estupro de duas mulheres.

afp/fp/LR

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade